22/09/2017 às 16:40 Oi, vamos conversar?

Vérnix: não deixe que tirem a proteção do seu bebê!

1135
2min de leitura

Você já ouviu falar em VÉRNIX?

Sabe o que é....ou para que serve?

Quando um bebê nasce, a pele dele está coberta por uma camada de gordura , chamada de VERNIX (vernix caseosa que significa, verniz cremoso). Alguns nascem com essa camada bastante espessa, outros nem tanto.

Essa camada branca e gordurosa protege a pele do bebê contra os efeitos do contacto permanente com o meio úmido do útero, contra micro-organismos do líquido amniótico ou do ambiente externo e atua como um lubrificante durante o trabalho de parto. Também tem a função hidratante, termorreguladora e antibactericida.

Ou seja, ele é o maior PROTETOR do seu filho (a)!!! O maior amigo e aliado...e não deve ser removido.

Em poucas horas depois do nascimento podemos perceber a pele do bebê sem a camada protetora, pois sua pele naturalmente a absorve.

Em geral os bebês mais maduros, com mais de 40 semanas apresentam menos vernix. Já os mais prematuros costumam nascer protegidos pela substância.

Na barriga, os bebês já estão acostumados a viver num ambiente protegido e com uma temperatura amena e constante, então o vernix após o nascimento, atua como uma camada isolante ajudando o recém-nascido a lidar com a queda repentina de temperatura.  

Esta camada de gordura também atua como um agente protetor contra infeções ligeiras durante os primeiros dias de vida. Após o nascimento ele continua proporcionando proteção ao bebê portanto, exceto em situações específicas, ele NÃO deve ser retirado.

Infelizmente é comum a cena do bebê indo para o banho, logo após o nascimento. Mas é realmente necessário?

Pediatras humanizados afirmam que não (assim como a Sociedade Brasileira de Pediatria). 

A gordura que o bebê tem na pele é a melhor proteção nas primeiras 24h. O sabonete também não deve ser utilizado, apenas água morna.

Em vídeos de parto NÃO-humanizado é comum ver os profissionais levando-o para o banho logo após o nascimento ou esfregando o bebê  com panos, fraldas, etc. Uma das razões de tal procedimento é para remover o vernix.Em alguns partos que acompanhei ( felizmente a maioria não foi assim),  as enfermeiras aparecem com gaze ou um paninho para retirar o que consideravam "sujeira", dizendo que poderia grudar no cabelo e não sairia mais.

VERNIX NÃO É SUJEIRA, É PROTEÇÃO!!

Únicos motivos para remoção do vérnix: 

- se apos 24h a pele do bebê não absorver tudo por si própria,  então deverá ser removido para evitar lesões na pele por conta da umidade.

-removida após o nascimento em caso de infecção perinatal

Referências:

http://vilamamifera.com/olharmamifero/5-razoes-para-voce-nao-tirar-o-vernix-do-seu-bebe-vernix-nao-e-sujeira-e-protecao/http://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2017/03/recem-nascidos-posts-em-defesa-do-vernix-ganham-destaque-nas-redes-sociais.htmlhttp://petitebox.com.br/blog/o-que-e-vernix/https://www.maemequer.pt/a-vida-com-o-seu-bebe/pos-parto/recem-nascido/vernix-recem-nascido/http://www.scielo.br/pdf/abd/v86n1/v86n1a14.pdf
22 Set 2017

Vérnix: não deixe que tirem a proteção do seu bebê!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

bebe com vernix camada gordura bebê fotografia de parto o que é vernix parto humanizado posso tirar o vérnix respeitem o bebê vérnix

Quem viu também curtiu

20 de Abr de 2017

De coração novo!

02 de Ago de 2017

Amamentação prolongada sim!

11 de Abr de 2018

Os 05 estágios da dor do parto